sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Capitalismo

O capitalismo atual assim: quando tá no lucro, as empresas ganhando de vento em popa, que se dane o resto. Quando tá no prejuízo, corre pro colo do Banco Central pra pedir empréstimo.

O capitalismo tropeça nos próprios pés. Mas como disse Noam Chompski, numa entrevista recente à Folha de S.P., não se pode prever um futuro no qual o grande sistemão irá cair.

O que está acontecendo é um fortalecimento do Capitalismo de Estado. O Estado empresta dinheiro, compra títulos de dívidas, mas quer algo em troca. Nós, da população, temos que torcer para que este "algo" se reverta em investimentos públicos.

O idéario do "estado mínimo" anda em baixa. Agora acho que as pessoas se perguntam: mínimo quanto? O mínimo é dar educação, saúde, habitação, transporte, trabalho? Ou deixar tudo isso nas mãos de quem coloca acima de tudo o faturamento do próprio bolso?

Se for assim, nossa educação vai ser descontrolada, formando gente que só serve pra atender aos interesses de empresas. Assim acontece, com as grandes corporações tomando conta do nosso ensino. Se fosse pela Globo, pela Folha, etc, todos só se tornariam jornalistas para trabalhar ou na Globo, ou na Folha, etc... E não seriam jornalista em prol do social.

Ou então, na saúde, todos dependeriam de planos de saúde privado, tendo que pagar os olhos da cara e ainda torcer para não surgir uma doença. Infelizmente é assim, eu tenho plano de saúde. E será que a maioria tem condição de pagar por um? Mas é assim que acontece.. os grande laboratórios fazem de remédios curadores produtos que aumentam seus lucros. Quanto um idoso paga de sua pífia aposentadoria para manter-se vivo? Isso é "Capitalismo justo"?

Habitação... deixaram fora do controle do Estado e deu no que deu com a crise financeira... essa crise tem origem nas hipotecas descontroladas lá nos EUA. Quanta gente no MUNDO não tem onde morar, porque esse sistema "justo" capitalista especulou TANTO os terrenos que ficou impossível para muitas pessoas dormirem sob um teto.

Quanto ao transporte, basta ver o quanto um trabalhador brasileiro gasta do seu salário mensal para tomar um ônibus, um metro para chegar no trabalho.

E o trabalho? Ah, se não houvesse exploração, não haveria o lucro. O capitalismo não é justo, porque você SEMPRE trabalha mais do que vale seu salário. Essa é a razão da existência do Capitalismo, e ainda não negaram essa teoria de Marx.

Eu não sou socialista, mas dizer que o capitalismo é justo é não enxergar os milhões de miseráveis, de famintos que existem neste planeta, que dependem de assistencialismo que só serve para tirar o peso da consciência de quem pode

Nenhum comentário:

Duas duras realidades

Dura realidade I "Quando a lenda se transforma num fato, publica-se a lenda", disse o jornalista sensacionalista do clássico f...